domingo, janeiro 30, 2011

A velha "direção defensiva"



Olá. Bom dia, boa tarde, boa noite, dependendo da hora em que você está lendo.


Você gosta de viajar de carro / moto / ônibus? Acha divertido? Provavelmente sim. Viajar, principalmente acompanhado, é muito bom. E as vezes, dependendo de para onde vamos, a viagem torna-se instrutiva também.


Mas por que, em nome do bom Deus... por que?
Por que existem pessoas que não possuem o menor pudor pela vida alheia (ou pela própria)?
Por que existem pessoas sem escrúpulos, que dirigem de forma aloprada, colocando em risco, várias vidas?
Quantas pessoas inocentes mais irão morrer, por causa desse bando de... (não tenho um termo no momento, para expressar minha indignação, de forma educada, então, manterei uma lacuna. Sinta-se a vontade para "classificar" essas pessoas)
Quantas pessoas irão morrer ainda, para que os humanos aprendam a respeitar as vidas no trânsito? Por favor, estou falando de vidas, e não de leis de trânsito! A lei, se você desrespeitar, vai saber se resolver com você. Vidas que se extinguem...? Essas, nunca terão como resolver o problema que você as causar...


Voltando da praia hoje, eu reparei como temos, em uma quantidade absurda, pessoas ignorantes e egoístas, e que provavelmente, pensam que seu umbigo, é o centro da galáxia.
Carros faziam ultrapassagens pela direita e pela esquerda, de forma descarada, "obrigando" os veículos que seguiam seu sentido de maneira certa, a irem para o acostamento.
E isso tudo, por causa de que?
Um "engarrafamento" por causa de um sinal de trânsito.
Não conseguem aguardar, esperar alguns segundos, talvez minutos. Eles tem de sair correndo, e arriscando as vidas que estivessem ao alcance.


Eu me pergunto se essas pessoas sabem o conceito de "direção defensiva". E provavelmente, não sabem.
Se formos colocar a definição de direção defensiva, ela parece "óbvia", por causa de seu nome, mas ela é mais do que o nome "diz". A direção defensiva, é a direção para você, e para os outros. Ou seja: direção defensiva é cuidar para não causar danos, de quaisquer tipos, a você, ou a qualquer outra pessoa possivelmente envolvida no trânsito.


Isso acabou, não é? A direção defensiva foi abolida de nossos dias? Não é mais algo "obrigatório"?
Não dá para entender... não dá para entender como alguém pode negligenciar, de forma tão estúpida (sim, estúpida é o termo menos agressivo para isso), o perigo em que está se metendo, e pior ainda!, o perigo em que está colocando as outras pessoas, e muitas vezes, pessoas que supostamente lhe são queridas!


(Eu digo "supostamente queridas", porque no meu conceito de bem-querer, se você gosta de alguém, não vai permitir que ela seja colocada em perigo, de qualquer natureza, caso esteja ao seu alcance agir dessa forma.)


Essa situação toda é um absurdo! Deus, onde foi parar o amor-próprio?! Quer ser egoísta, e dirigir como se não houvesse amanhã? Vai fundo! Vai chegar o dia para todos nós, em que não haverá amanhã, mas se você quer ser uma pessoa idiota, e acelerar o fim de sua existência, sinta-se a vontade. Só não coloque em risco a mim, nem as pessoas a quem eu amo. Ou, pelo menos, as pessoas a quem você talvez ame.


Na tentativa de colocar decência na cabeça das pessoas, eu deixo um apelo: já chorou por algum ente que faleceu? Se sim, você gostou da sensação de "perda" que é, a morte de um ente querido? Provavelmente, não gostou.


Se não gostou, por que correr o risco de causar essa sensação a outras pessoas?
Tem que ser muito babaca mesmo para não conseguir pensar assim.


"Quem tem pressa, sai mais cedo."
"A pressa, é inimiga da perfeição."


"Se a pressa é inimiga da perfeição, a pressa deve ser uma coisa muito chata."
Menino Maluquinho, em O Pensamento Vivo do Menino Maluquinho

2 comentários:

  1. Muito bem dito... também reparei isso tudo. E nas cidades mesmo se ve tudo isso e muito mais... ninguém mais está tendo respeito...infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo infelizmente virou lugar comum hoje em dia... É difícil que alguém tenha essa consciência. Espero que o apelo de seu texto tenha algum efeito

    ResponderExcluir