segunda-feira, janeiro 31, 2011

Vamos ler?


Olá. Bom dia, boa tarde, boa noite, dependendo da hora, em que você está lendo.


Hoje eu gostaria de falar sobre algo que tem me... "incomodado", de certa forma. É a falta de hábito das pessoas, de lerem.


De fato, eu admito: não costumo ler JORNAIS. Ponto. Não costumo sair lendo sobre notícias do mundo, economia, etc., etc. Mas sim, eu costumo ler coisas, que me atraem. Exemplos: livros como Harry Potter, ou O Guia do Mochileiro da Galáxia. Gosto de ler também a revista Mundo Estranho. É um entretenimento muito gostoso, na minha opinião, a leitura, especialmente a leitura instrutiva, e que não é cansativa.


Mas por que não temos mais tantas pessoas lendo hoje em dia?
Hoje eu estava discutindo com uma amiga, e reparei uma coisa: é muito mais fácil você querer acompanhar uma pessoa que faz vídeos, ou que expressa suas opiniões da maneira "falada", do que uma pessoa que se expressa, por palavras escritas.
E isso é preocupante.


É preocupante, porque, daqui a alguns anos, como as crianças irão aprender na escola? Se acharem os professores entendiantes, e não prestarem atenção às aulas, e ainda por cima, não lerem livros, nem textos educativos... como irão aprender?


Eu não vou fazer papel de santo, pois eu já dormi e/ou deixei de prestar atenção em MUITAS aulas, de vários tipos de matérias. Mas eu procurava me informar, pela escrita. Eu leio. Eu me informo. E quando o assunto é sério, eu também procuro me informar.


Não sou o melhor exemplo de assuntos de futebol, e nem pense que sou um ótimo "filósofo".
Mas garanto que o hábito da leitura (acredite se quiser, até quadrinhos ajudam nisso), me ajudou a desenvolver a minha dicção. E, obviamente, a ampliar meu vocabulário.


Talvez, não querer ler algo, seja por causa do desenvolvimento acelerado do mundo. As pessoas tem pressa, querem fazer tudo correndo, e aparentemente, nunca possuem tempo para nada. Mas por que estamos deixando de lado esse prazer que é a leitura?!


Eu já vi pessoas que sentem vontade de escrever histórias, contos, poemas, poesias, prosas, etc., mas que não possuem um modo de escrita "agradável" aos olhos. Histórias onde a pessoa que está escrevendo, coloca "emoticons" ao final das frases, para demonstrar a expressão facil das personagens. Ou ainda, histórias onde a pessoa que está escrevendo, começa escrevendo como uma história narrada em primeira pessoa, de repente, é em terceira pessoa a narração, e novamente, "do nada", a narração volta a ser primeira pessoa...


E as pessoas saem elogiando e enaltecendo essas histórias, sem sequer falar "Poxa, é uma história boa, mas podia ficar mais de olho na gramática, não é?"!
Como pode isso?!
Por favor, não estou menosprezando tais histórias, nem menosprezando quem as escreve. Estou comentando, como as pessoas estão negligenciando escritas "agressivas".


Responda para si mesmo(a): já leu algum livro de Agatha Christie? Ou, algum dos livros de J.R.R. Tolkien?
Já leu Shakespare? Já leu alguma revista em quadrinhos da Turma da Mônica?!
Você já LEU algo, de fato?!


LER, ao meu humilde ponto de vista, é mais do que sair vendo as palavras que formam o texto, e pronto. LER, ao meu humilde ponto de vista, é captar o sentido, a essência, a mensagem que o que está sendo lido, quer nos passar.
Por isso que é possível ler figuras. Elas possuem sentidos também (as vezes não, mas enfim...).


Que tal passarmos menos tempo prestando atenção em frivolidades, futilidades, visitando "orkuts" alheios, chingando e falando besteiras no Twitter, vendo vídeos idiotas no YouTube, assistindo a porcarias sem conteúdo como Big Brother Brasil, "lendo" revistas que falam da vida dos famosos, vendo revistas que falam sobre os "mais gatinhos de 2010" ou as "mais gostosas de 2010", ou qualquer outra porcaria, que não vai nos ajudar a crescer mentalmente... e gastarmos mais tempo, melhorando nossa dicção, nosso vocabulário, nossa pronúncia?


Sinceramente? Dói aos olhos, e ao cérebro, quando eu leio alguém digitar, de maneira proposital, e sem ser uma "brincadeira", algo como "a gente vamos".


Por favor... vamos ler mais. Não faz mal a ninguém, apenas nos faz bem.


-Au revoir, meus caros. - a expressão no rosto de Carlos era de pura felicidade. Esperava ter feito-se entendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário