quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Humanos apesar de tudo



Olá. Bom dia, boa tarde, boa noite, dependendo da hora em que você está lendo.


Tribos. O que são "tribos"?
Quando falamos em "tribos", provavelmente, a primeira coisa que nos virá a mente, serão os índios.
Mas não pretendo falar de tribos indígenas, mas das tribos urbanas.


Sim, tribos urbanas. Que são muitas, aliás.
Nota: não pretendo esteriotipar ninguém, de forma ofensiva, apenas mostrar meu ponto de vista.


Nas cidades, hoje em dia, temos tribos como os "playboys", as "patricinhas", os "nerds", os "otakus", os "punks", os "rockeiros", e etc., etc. Todas essas tribos, possuem seu próprio "estilo", "cultura"... características que definem quem essas tribos são.
Mas apesar de nos dividirmos em "tribos" diferentes, no fundo, somos todos humanos. Somos todos uma espécie só, e apenas juntos, nós formamos a chamada "raça humana".


Se somos todos de uma mesma raça, então por que não nos respeitamos?
Por que estamos em constantes problemas uns com os outros?
Por que não respeitamos os gostos alheios?
Por que agimos como se nossos gostos fossem melhores do que os dos outros?
Por que...?


Qual é a sua tribo? Eu sou nerd. E digo isso, sem "vergonha" ou "medo".
"Hahahahaha, nerdzão! Idiota! Sai da frente do pc e vai pegar mulher seu viado!"


Se por acaso, no momento em que você leu que eu sou nerd, você teve um reação que seja infimamente próxima do que está entre aspas... pode-se sentir-se envergonhado(a). Você está se achando superior.


Eu já fui muito radical com os gostos alheios. E me envergonho disso, até hoje. E você?
Que tal prestarmos mais atenção a nossos erros, do que criticar os gostos de outras pessoas? Isso provavelmente nos ajudaria a ter um mundo melhor.
Preconceito é algo que ainda existe, e para um "complexo de superioridade" virar preconceito, pouco custa. Precisamos de mais uma época como a da escravidão do Brasil, ou o holocausto, para pararmos de sentir-nos superiores aos outros?


Espero que não.


"Racismo, preconceito, discriminação, em geral, é uma burrice coletiva sem explicação.
Afinal, que justificativa você me dá, para um povo que precisa de união,
Mas, desmonstra, claramente, infelizmente,
Preconceitos mil, de naturezas diferentes,
Mostrando que essa gente do Brasil é muito burra,
E não enxerga um palmo a sua frente."


Gabriel Pensador, Lavagem Cerebral


Amigos, somos todos humanos. Somos todos, de uma só espécie.


Até mais.

Um comentário:

  1. Olá, Carlos

    Obrigada pelo comentário. Eu topo trocar ideia sobre seres humanos e suas relações. Ficar sempre com as mesmas ideias é extremamente perigoso, eu sempre digo. =)

    Quanto ao seu post, sim, somos todos humanos, de uma só espécie, mas acho que há sim diferença em superioridade. Não por raças ou etnias, mas por atitudes.

    ResponderExcluir